sábado, maio 10, 2008

Yoga para grávidas

31 de Maio, Sábado
Pelas 11h, Sala da Hora do Conto
Com Carla Silveira
“O que uma criança aprende no útero jamais aprenderá na terra”
Yogi Bhajan

A prática de Yoga durante a gravidez vai muito além do conceito de exercício suave que permite à grávida manter a boa forma ou do conjunto de técnicas respiratórias que facilitam o trabalho de parto. O Yoga prepara a mulher para o parto, através da respiração (Pranayama), exercícios (Àsana), do relaxamento e da meditação (ajudando a controlar e dissipar medos e ansiedades) mas é sobretudo importante o seu contributo para que a experiência da gravidez possa ser vivida em pleno. O Yoga ajuda a criar laços fortes com o bebé que cresce in utero.
Através da prática continuada do Yoga, a grávida tem a possibilidade de criar confiança na sua capacidade inata de gerar e de dar à luz.
A mulher aprende a conhecer e a dar resposta às necessidades do seu corpo, o que permitirá uma maior consciência daquilo que precisa de fazer durante o trabalho de parto.
O Yoga contribui muito para que a mãe se sinta confiante, tranquila, plena e segura e possa transmitir esses sentimentos ao bebé, criando com ele um vínculo de união muito especial.
Benefícios:
* Promove uma gravidez e gestação mais saudáveis;
* Ajuda a futura mãe a aceitar as mudanças inerentes à gravidez;
* Melhor oxigenação celular, ajudando a evitar as cãimbras e outras dores;
* Melhora a circulação e diminui a hipótese de se desenvolverem varizes;
* Trabalha a coluna, melhora a postura;
* Elimina a azia, falta de ar e dores lombares;
* Aumenta os níveis de energia e bem-estar, diminui a fadiga, tanto na gestação, como no parto e pós-parto;
* Promove tranquilidade emocional e libertação de endorfina (anestésico natural) na corrente sanguínea;
* Fortalece e aumenta a elasticidade muscular;
* O controlo da respiração ajuda a gerir a dor das contracções. Promove o equilíbrio das polaridades energéticas e harmoniza as emoções;
* Ajuda a grávida a vencer os seus temores, a afastar pensamentos negativos, a compreender as variações de estados de ânimo.

Carla Silveira
Instrutora formada pela Federação Portuguesa de Yoga.
Doula - mulher que apoia outras mulheres na Gravidez, Parto e Pós-Parto. Faz parte da Associação de Doulas de Portugal. Sócia da Humpar-Associação Portuguesa pela Humanização do Parto.
Mãe...

Sem comentários: