terça-feira, maio 06, 2008

A Permacultura e a Consciência

30 de Maio, Sexta-feira
Pelas 16h, Sala Polivalente
Com Jorge Crespo

A Permacultura© é um conceito nascido na Austrália no início dos anos 70 às mãos dos seus pensadores Bill Mollison e David Holmgren.
Tem como base de partida a Diminuição dos Consumos e Partilha dos excedentes, o Cuidar do Planeta e das Pessoas (todos os seres).
A consciência do caminho trilhado pela humanidade na senda do progresso atira-nos para becos evolucionários/progressistas sem saída. Daí a necessidade de construir um modelo de projecto/design de habitats humanos sustentáveis.
A tomada de consciência sobre variados temas relacionados com a nossa prestação enquanto espécie e enquanto indivíduos dessa espécie numa sociedade em mutação e ao mesmo tempo em rota de colisão com a sua sobrevivência.
A Permacultura© como forma de encontrar um caminho alternativo na senda do progresso humano em harmonia com a natureza valorizando a diversidade e a permanente cultura.
Uma ética de transição necessária para de tornar humanamente suportável o caminho de mudança da consciência e da prática de uma vida responsável e sustentável.


Jorge Crespo
Nascido em 1964, vivi sempre perto da terra embora seja de formação completamente urbana.
A consciência da terra foi semeada pelos pais ainda que de forma não estruturada.
Autodidacta por excelência o meu percurso teve sempre a ver com a tecnologia, informática, programação, energias alternativas e agora também a Permacultura©.
Ligado às tecnologias por vocação e curiosidade encontrei na Permacultura o elo de ligação que faltava para tornar consistente a prestação enquanto cidadão do mundo.
É através dela que desenvolvo o meus projectos de vida.

Sem comentários: