quinta-feira, maio 01, 2008

A importância da Massagem para adolescentes e mulheres grávidas

31 de Maio, Sábado
Pelas 11h, na Sala Polivalente
Com Sam Santos

A definição de massagem é literalmente: o acto de amassar, friccionar e de
manipular, o corpo inteiro para estimular a circulação, a mobilidade e a
elasticidade. Tratar da rigidez proporcionando o relaxamento e uma sensação de bem estar.
Apesar de termos a noção dos benefícios da massagem, torna-se difícil aceitarmos como é que algo que tem um potencial tão benéfico é geralmente ignorado no Ocidente. As práticas Orientais de bem estar envolvem sempre massagem, as quais são encorajadas para todos, especialmente: bebés, crianças, adolescentes e mulheres grávidas. Isto porque a massagem ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
Na última década, temos assistido a um crescimento das práticas orientais de
massagem a serem utilizadas por mães nos seus bebés. Um dos nomes para esta técnica é de massagem “Shantala” outra é simplesmente massagem para mães e bebés, sendo muito promovida em Clínicas de Saúde. Esta técnica tem vindo a ser utilizada com o intuito de melhorar a comunicação da mãe (ou pai) com o bebé, mas também para melhorar o bem estar e comportamento do bebé. A massagem pode ter um efeito calmante. Tem sido estudado que os bebés e crianças que recebem regularmente massagens são geralmente mais calmas, felizes e dormem melhor. Psicologicamente elas sentem-se amadas, acarinhadas e protegidas.
Nesta palestra focamo-nos nos benefícios da massagem e como determinadas
técnicas evoluíram para se adaptarem a determinados grupos.

Sam Santos
Frequentou Oxford University, Guildhall University, Greenwich
University e Metropolitan University. Licenciou-se em Londres em Ciências
Humanas e Geologia. Fez mestrados em Ciências e na Educação e daí nasceu a sua paixão por comunicar e ensinar tanto ao adultos como a crianças. O interesse pelas Medicinas Alternativas começou em pequena, quando os seus pais lhe deram a conhecer a “Indian Head Massage” e a Reflexologia, práticas que faziam parte da sua própria cultura. A sua experiência neste tipo de massagem, bem como noutras terapias complementares vem desde essa época, e ao longo de todos estes anos, tem-se dedicado ao estudo e prática mais aprofundados dessas e de outras terapias complementares.
Voltou aos estudos e frequentou a Central London School of Reflexology, City and Islington College, Edward Bach Foundation, School of Alternative Therapies, School of Light, Westminster College e outros.
A “Indian Head Massage”, Reflexologia, Aromaterapia, Cristaloterapia, Técnicas avançadas de massagem, Técnicas de energias e outras terapias complementares há dez anos que ensina, sobretudo em Londres, em Portugal e Espanha.
Sam Santos é membro da “International Therapies Education Council” (ITEC) , International Guild of Professional Practitioners (IGPP), da “Association of Reflexologists “ (AOR) e da Associação Internacional Reguladora de Terapias Complementares (AIRTEC).
Trata, ensina e estuda.

StressBusters
AIRTEC

Sem comentários: