segunda-feira, abril 21, 2008

World Art

30, 31 de Maio e 1 de Junho
Sexta-feira, Sábado e Domingo
Às 19h, duração 2h
Com António M. Rodrigues

É um movimento de artistas e de públicos internacional que pretende fazer da utilização da dimensão espaço tempo uma oportunidade de criação de objectos artísticos que digam respeito a todos os envolvidos e interessados, quer sejam artistas e público.
World Art pretende estar imbuído de uma linguagem universal.
Nos encontros alternativas recriaremos a performance de canto e movimento intitulada de Puro, estreada no espaço Contagiarte no Porto, a 29 de Abril da 2007, na comemoração do Dia mundial da Dança, num espactáculo da Eclipse Companhia de Arte http://www.eclipse-arte.blogspot.com/.
Pretende-se estimular os participantes na oficina a usufruírem do seu corpo energético e vibrátil de uma forma feliz e desprendida de mecanismos artificiais à natureza de cada pessoa.
Cada sessão começará com meia-hora de Ioga aberta a todos. Uma ioga que parte da relação entre a saudação ao sol e emissão do Gayatry mantra, um canto ancestral muito poderoso da expressão da nossa criatividade.
Depois aprenderemos um conjunto de canções e de movimentos e posturas que pretendem evocar a diversidade cultural e a riqueza de luz do planeta.
Teremos também a oportunidade de trocarmos canções novas a partir dos universos pessoais que se cruzem e convivem durante a oficina.
Cada participante deve trazer um instrumento musical para a oficina que possa ser partilhável.



António M. Rodrigues
Nasce no Porto em 1967, numa altura em que o planeta é atravessado pela revolução do amor. Talvez seja isso que marque decisivamente a sua busca artística: o livre encontro dos seres num ambiente criativo de paz e amor.
Faz um percurso convencional de estudos, licencia-se em Desporto e Educação Física mas a necessidade de conhecer corpo energéticos mais subtis dentro de um mesmo veiculo do qual somos todos portadores leva-o a ir estudar interpretação, fascinado pelo Teatro, enquanto espaço de encontro e análise.
No Teatro descubre também a música, a dança, e a infinitude de forma e estilos que a Arte é portadora.
Já depois de se profissionalizar superiormente como Actor, ajuda a criar duas companhias o Teatro do Renascimento, a Eclipse Companhia de Arte, mais recentemente contribui também para a criação do Teatro com Sementes.
Participa em 2002 e em 2006 do projecto do Acto, Instituto de Arte Dramática, que lhe possbilita um aprofundar de conhecimentos e práticas do actor, possibilita-lhe também viajar, actuando pela Europa.
Participa também daquilo que é considerada ser a Nova Dança Portuguesa. Passagem pelo trabalho de Conceição Nunes, Amélia Bentes, Francisco Camacho, entre outros.
A Dança possibilitou-lhe estar em pontos fundamentais da lusofonia e da cultura europeia, Africa, Brasil, Europa Central.
Participa ainda no cinema, e destaca o que pode aprender trabalhando com Paulo Rocha e Lima Duarte.
Na música destaca as bandas por onde passou, o coral de letras com a inesquecível aprendizagem que teve com o Maestro Borges Coelho.

EclipseArt

Sem comentários: