segunda-feira, março 24, 2008

Workshop “Assustar e Rir”

1 de Junho, Domingo
às 17h
Com Mafalda Santos
Duração 45m

"Atrás da porta está um senhor chamado Medo"
O workshop “Assustar e Rir” é destinado ás crianças que tenham visto o espectáculo e os pais estão também convidados a assistir e os que quiserem a participar.
A partida será dada com uma conversa em que cada um expõe os seus medos e vergonhas, a partir daí entraremos num universo de desconstrução de tudo aquilo que nos perturba e onde aquilo que é assustador se transforma em algo que faz rir.
Serão feitos exercícios direccionados para a imitação e para a procura do ridículo com objectivo de fazer com que as crianças percam alguns complexos e vergonhas que são limitadoras para o seu desenvolvimento sócio-cultural. Serão também abordados a dança e o movimento, como formas de expressão para a representação e através desta linguagem iremos construir pequenos momentos de teatro/dança em que cada um dos participantes conta uma história do seu próprio quotidiano.
Será também feito um dicionário do medo, a partir das definições que as crianças derem para algumas palavras:
(Alguns exemplos de experiências anteriores)
Aleijado- é alguém que partiu o pé e aleijou-se.
Alforreca- é um bicho que faz comichão.
Estrume - có-có que cheira mal.
Extraterrestre- é um O.V.N.I que vive noutro planeta.
Faca- é algo que serve para cortar carne humana, espetar nos nossos órgão, cortar plásticos, plantas, tudo.
Medo- é pôr a moeda na tromba do elefante; é uma conspiração que está dentro de nós.
Susto- é quando a gente se vê aflitos.

Mafalda Santos
É licenciada em Teatro desde 2005 pela Escola Superior de Teatro e Cinema tem vindo a desenvolver um trabalho muito ligado ao público mais jovem. Ao seu trabalho como actriz alia a vantagem de ser também professora de expressão dramática no ensino básico, o que lhe dá um conhecimento muito grande do universo das crianças.

Sem comentários: