terça-feira, março 18, 2008

Ilustração 3D

30 de Maio, Sexta-feira
Das 18h às 19h
31 de Maio, Sábado
Das 16h às 17h
Com Margarida Botelho
Duração 60m

Um encontro entre palavras respigadas e ilustrações tridimensionais numa inesperada viagem multicultural.
O livro será aberto, como se abríssemos uma caixinha de surpresas!
Lá dentro: a história sobre a amizade através de uma colecção.
Uma metáfora em forma de livro sobre como se coleccionam amigos, momentos, tempo, objectos e memórias. Todos nós pertencemos a colecções, ou seja, a lugares, a famílias, a grupos. Num mundo cada vez mais diversificado mas também mais uniformizador, dois meninos diferentes encontram-se: António e Lia. Iniciam a maior e mais importante de todas as colecções: a verdadeira amizade.


A ILUSTRAÇÃO TRIDIMENSIONAL
Neste novo livro, a autora volta a utilizar técnicas mistas, como são as maquetes, as marionetas e a fotografia. Acrescenta-lhes a fotomontagem, para que os pequenos leitores se possam identificar com as personagens. Os leitores podem então ser António e Lia. Assim a leitura torna-se mais rica e dinâmica como se iniciássemos uma viagem sensorial ao longo das páginas “reais” da história.

A ANIMAÇÃO TEATRAL DO LIVRO
Um projecto de dinamização da leitura, criado e apresentado pela autora. Uma leitura, que é também uma encenação, um jogo, um encontro e um atelier, onde a autora percorre um caminho demonstrativo desde a ideia inicial até à concepção do livro-objecto, passando pelo significado das palavras e pela criação das ilustrações tridimensionais.
Será uma oportunidade de encontro entre a autora e as crianças, onde serão revelados os segredos do “making off” do livro pela exposição das maquetes e marionetas originais.

Margarida Botelho
Formou-se em Arquitectura mas desde que se lembra sempre gostou de tintas, lápis de cor e folhas brancas para desenhar as palavras e as formas das histórias que inventava.
É co-fundadora do grupo de Teatro para a Infância “Rabo de Palha” onde desenvolve trabalho como encenadora, actriz, manipuladora de marionetas e cenógrafa. Ganhou vários prémios Literários e participou em diversas exposições de Ilustração. Frequentou o Curso de Serviço Educativo nas Instituições e Projectos Culturais pela Sete-Pés. Trabalha em ilustração, literatura infantil e em projectos de educação artística. Trabalhou como animadora e mediadora na promoção da leitura na Bedeteca de Lisboa. Foi formadora e mediadora no Projecto “Levar a Ler” da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Cascais. Desde 2005, colabora com o Serviço Educativo do Centro de Arte Moderna e com o Descobrir a Música da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da concepção e monitorização de actividades de carácter pedagógico centradas na relação entre a literatura, a música e as artes plásticas para o público infanto-juvenil.
Em 2005 publicou o livro “Os Lugares de Maria” (história e ilustração). Em 2006 publicou o livro “A Casa da Árvore” (história e ilustração). No início de 2007 frequentou em Nova York (USA) uma especialização em “Criação de livros para a infância”. Ilustrou o livro “Os quatro comandantes da cama voadora” para a Editora Presença. No final de 2007 publicou o seu novo livro “A Colecção” e realizou um filme de animação baseado no livro.

Sem comentários: