terça-feira, março 11, 2008

Nova Águia - Lançamento pela Ass. Agostinho da Silva

30 de Maio, Sábado
Sala Polivalente, 20h
Com Renato Epífanio e Paulo Borges

LANÇAMENTO DA REVISTA NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Como é sabido, "A Águia" foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal, em que colaboraram algumas das mais relevantes figuras da nossa Cultura, como, entre outros, Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, Leonardo Coimbra, António Carneiro, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.
A ideia de relançar a revista, agora sob o nome de NOVA ÁGUIA, pretende ser uma homenagem a essa tão importante revista da nossa História, procurando recriar oseu “espírito”, adaptado aos nossos tempos, ao século XXI.


Paulo Borges
Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde trabalha nas áreas de Filosofia da Religião, Filosofia em Portugal e Antropologia e Cultura. Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
É autor das seguintes obras, além de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Brasil: a) Poesia: Trespasse (Edições do Reyno, 1985), Capital (Edições Jorge Cabrita, 1988), Ronda da Folia Adamantina (Átrio, 1992); b) Ensaio filosófico: A Plenificação da História em Padre António Vieira. Estudo sobre a ideia de Quinto Império na "Defesa perante o Tribunal do Santo Ofício" (IN-CM, 1995), Do Finistérreo Pensar (IN-CM, 2001), Pensamento Atlântico (IN-CM, 2002); (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia), O Budismo e a Natureza da Mente (Mundos Paralelos, 2005), Agostinho da Silva. Uma Antologia (Âncora Editora, 2006); Tempos de Ser Deus. A espiritualidade ecuménica de Agostinho da Silva (Âncora Editora, 2006), Metafísica e Teologia da Origem em Teixeira de Pascoaes (IN-CM, no prelo), Imaginário do Espaço, Espaços do Imaginário (IN-CM, no prelo); c) Romance: Línguas de Fogo. Paixão, Morte e Iluminação de Agostinho da Silva (Ésquilo, 2006); d) Teatro: Folia. Mistério de uma Noite de Pentecostes (Ésquilo, 2007). Organizou, com Duarte Braga, o volume O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (Ésquilo, 2007).
Coordenou a edição das Obras de Agostinho da Silva, na Âncora Editora e no Círculo de Leitores, e coordena o levantamento, estudo e futura edição do seu espólio. Presidiu à Comissão Coordenadora das Comemorações do Centenário de Agostinho da Silva e integrou a Comissão Organizadora das visitas do XIV Dalai Lama a Portugal. Sócio-fundador e membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, Presidente da União Budista Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva.

Renato Epifânio
Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e da Direcção da Associação Agostinho da Silva; Secretário-Executivo das Comissão das Comemorações do seu Centenário; investigador na área da "Filosofia em Portugal", com dezenas de estudos publicados; Licenciatura e Mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; doutorou-se, na mesma Faculdade, no dia 14 de Dezembro de 2004, com a dissertação Fundamentos e Firmamentos do pensamento português contemporâneo: uma perspectiva a partir da visão de José Marinho (IN-CM, no prelo); autor das obras Visões de Agostinho da Silva (Zéfiro, 2006), Perspectivas sobre Agostinho da Silva (Zéfiro, 2007) e Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007), já em parte publicado na Philosophica, Revista do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ultima neste momento uma outra obra: Via Aberta: de Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente.

Direcção da NOVA ÁGUIA Direcção da Associação Agostinho da Silva, sede da Revista

Associação Agostinho da Silva
Nova Águia

Sem comentários: