quarta-feira, fevereiro 20, 2008

YEMANJAZZ - Confirmado

Sábado, 31 de Maio
Tenda Cónica, 19h30
Duração 90m.





Tal como o nome sugere, a musicalidade deste projecto está bastante ligada ao mar e aos seus misteriosos habitantes... Yemanjaz submerge ao encontro de novos vortex espacio-temporais do universo musical, dificultando por isso uma qualquer definição estilística.
A sua formação assenta em dois trompetes, dois saxofones, um baixo eléctrico, um contrabaixo, percussão e vibrafone, bateria, guitarra, piano, flauta transversal e voz perfazendo um total de nove músicos. Tudo isto resulta numa verdadeira crioulização musical e poética, através da criação de composições e arranjos originais, que atravessam batucadas Cabo-verdianas, Mandinga afro cubano, Samba brasileiro, secções de sopros Pós-bop, entre toda uma parafernália rítmica e linguística de origens tão dispares e tão comuns.
A variedade de nacionalidades na presente formação enriquece ainda mais estas Vectorizações Musicais Globais...

Pedro Castanheira - Voz, guitarra, piano e composição
Depois da sua primeira educação e experiência no piano clássico na Juventude Musical Portuguesa, estudou no Hot Club de Lisboa, dedicando-se mais ao jazz. Depois, tocou em Itália (2001/2002), Cabo Verde (onde terminou a sua licenciatura em sociologia com uma tese sobre a globalização na música do país) (2005), Portugal e Paris (2005/2006). Actualmente reside em Lisboa onde desenvolve variados projectos que atravessam o jazz/pós rock (colectivo Páscoa), o jazz em fusão com a música do mundo (Yemanjazz), a música para bailado (projecto Iara), o hipop (Chullage & the ways and means comitee), e a música para crianças/jazz subaquático (projecto Almagreira).

Peter Bastian - Sax alto
Nascido na Suécia, Peter começa por tocar bateria no início dos anos 60 em Amsterdam. Nos anos 70 começou a tocar clarinete (em Montreal Canada) e saxofone tendo beneficiado da colaboração com músicos como Louis Moholo, Tristan Honsinger e Raphael Garret entre muitos outros. De referir também a passagem de um ano em Dakar onde tocou com varados músicos locais. Nos anos 80 tocou principalmente em Espanha e França onde começou a ensinar e colaborar em projectos teatrais. Nos anos 90 veio para Portugal onde começou a plantar árvores. Actualmente toca, planta, pinta e escreve.

Francisco Andrade - Sax tenor
www.myspace.com/frantrek
Iniciou os seus estudos musicais de saxofone aos 12 anos de idade, como aluno da escola de música da Banda Recreio Camponês. No ano lectivo de 2000/2001, foi admitido no curso de Prática Orquestral na Escola Profissional de Música de Espinho. Frequentou vários master-class de Saxofone e Big Band, trabalhando com os profs: Jean- Yves Formeau ; Stephane Laporte; Francisco Ferreira; José Massarrão; Claude Delangle, Zé Eduardo, Pedro Moreira e João Moreira. Faz parte da Reunion Big Jazz Band. Actualmente, estuda no 4º ano do Curso Superior de Música-Instrumento no Campus Universitário de Almada (I.S.E.I.T) na classe do prof. Mário Marques. Frequenta a escola de Jazz do Barreiro, fazendo parte do combo e Ensemble orientados pelo Prof. Mário Delgado e Academia dos Amadores de Música no curso de Jazz com o Prof. José Menezes.

Ricardo Pinto - Trompete
www.myspace.com/yetiproject
Ricardo é um músico eclético que gosta de desenvolver diferentes linguagens musicais, sempre com o jazz como linha de orientação. Estudou na escola Acorde Comigo, no Hot Club de Portugal, tendo também participado em variados workshops e seminários. Vive presentemente em Lisboa onde participa em diferentes projectos: Yeti Project (jazz), Kumpania Algazarra (fusão balcânica), o presente grupo Yemanjazz e a Reunion Big Jazz Band (jazz).

Pietro Casella - Baixo eléctrico
www.myspace.com/pietrocasella
Português de origem Italiana, Pietro é um músico autodidacta desde os dez anos de idade. Aos 13 começou a desenvolver o baixo eléctrico como instrumento de estudo principal. Durante a adolescência aprendeu a tocar guitarra, piano e bateria, actuando em concertos afro-brasileiros. Começou a estudar Inteligência Artificial aos 18 anos, tendo concluído um MSc em Composição Automática de Música. Para complementar as suas próprias descobertas musicais, Pietro teve aulas de harmonia/baixo com Jorge Lee, piano clássico com António Serra e trompete/composição com Laurent Filipe. É também co-fundador do colectivo FlySolo, membro activo de grupos como Yemanjazz, Kabula Beat, Colectivo Páscoa, Ways and Means Comitee, e produtor de Chullage.

Afonso Castanheira - Contrabaixo e percussão
Actualmente divide a sua aprendizagem do contrabaixo entre uma escola de jazz - o Hot Club de Portugal, e uma clássica - Academia de Amadores de Música. Participa em concertos desde os 16 anos, tendo já tocado em Portugal, Espanha, Paris e em Djerba (Tunisia). Multi-instrumentista participa também nos grupos - Projecto Iara e Drasca.

Nuno Pessoa - Bateria
www.myspace.com/nunopessoa
Nuno Pessoa fez a sua primeira apresentação pública em 1994 quando tinha apenas 14 anos com o grupo “Pinhead Society” um grupo indie rock que rapidamente se tornou num fenómeno a nível nacional. Desde aí tem estado sempre presente na cena musical portuguesa tocando com uma grande diversidade de artistas. A sua música atravessa universos tão distintos como o trip-hop electrónico (Coldfinger), o jazz mutante experimental (Colectivo Pascoa) o rock assumido (Rock Group Tiger) o hip-hop (Chullage), entre outros projectos.

Ian Carlo Mendonza - Percussão
Nascido na Cidade do México, Ian Carlo cresceu em Culiacán, Sinaloa, onde começou a sua aprendizagem de bateria e percurssão. Tendo tido diversas experiências em distintos grupos, foi fundador do Ketiak Percurssion Ensemble e do Kiclaroian Experimental Percurssion. Trabalhou também como coordenador académico na José Limón de Difocur Art School durante dois anos. Na sua larga experiência como músico destacam-se várias tournées europeias (França, Alemanha e Espanha) e bastantes concertos por todo o México em festivais de música e de teatro. Actualmente reside em Lisboa onde desenvolve vários priojectos que atravessam o jazz/pós rock (colectivo Páscoa), o jazz em fusão com a música do mundo (Yemanjazz), a música para bailado (projecto Iara), a percurssão criativa (Tokingcratch Project) e a música para crianças/jazz subaquático (projecto Almagreira).

Alexandre Andrade
www.myspace.com/alexandrade_trp
Alexandre começou por tocar numa banda filarmonica na Madeira quando tinha 10 anos. Nascido na Venezuela veio viver para Portugal com 5 anos, estuda actualmente na Escola Superior de Música onde desenvolve não apenas a música clássica e contemporanea, como também o jazz com uma particular e subtil fusão com sonoridades mais tradicionais.

Yemanjazz

Sem comentários: