quarta-feira, fevereiro 20, 2008

AURORA - MÚSICA PARA UM FILME MUDO - Confirmado

Domingo, 1 de Junho
Sala Polivalente, 20h
Duração 90m


Este projecto tem como base, transportar para o presente uma técnica comum nos primórdios do cinema e na exibição de filmes mudos. Resume-se assim, à
apresentação, ao vivo, de uma banda sonora composta para o filme “Aurora”,
recorrendo a alguns dos mais modernos instrumentos de interpretação e criação musical.
Diferentes ambientes e elementos sonoros serão abordados através das fortes emoções transmitidas pelas imagens. O objectivo não se prende apenas com o tentar modernizar ou actualizar, mas sim com o de reavivar um filme considerado por muitos, um marco histórico do cinema.
O filme ganhou três Óscares da Academia de Hollywood em 1928, precisamente para Melhor Filme, Actriz e Fotografia. Entre a comédia de costumes e a tragédia, F. W. Murnau conta a história de um triângulo amoroso. Um camponês, Ansass que se apaixona por uma mulher da cidade, sendo levado pela paixão, a trair a esposa Indre e a planear a sua morte num naufrágio premeditado.
A sedução e o crime, a angústia e o remorso, a alma dividida pela moral e pelo desejo, magnificamente fotografado.



Bruno Margalho - Saxofone
Iniciou os seus estudos musicais aos 16 anos, tendo como primeiro instrumento a bateria. Anos mais tarde, decide tocar saxofone e estuda com José Menezes, Mário Delgado, Pedro Madaleno, passando também pelo Hot Club de Portugal, onde esteve cerca de um ano. Em 2000, vai estudar para Londres licenciado-se na Goldsmith College Of London. Tocou com Christian Brewer, Franco Piccinno, Sebastion Rochford, entre outros.

Nuno Costa - Guitarra e Laptop
Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música em 1998. Posteriormente, ingressa na escola do Hot Club de Portugal, tendo em 2002 recebido uma bolsa de estudo para a conclusão dos seus estudos nesta escola. Em 2003, novamente como bolseiro, prossegue a sua formação na Berklee College of Music, tendo terminado o curso de Film Scoring em 2005.
Como concertista, e nas mais diversas formações, passou por palcos como CCB, Hot Club, XII Festival de Jazz de Macau, Teatro Gil Vicente, Seixal Jazz, Teatro São Luís, assim como vários outros festivais e iniciativas no âmbito da música jazz.

Óscar M. Graça - Teclados e Laptop
Óscar Marcelino da Graça nasceu em Aveiro em 1980. Após estudar com o seu avô materno, ingressou no Conservatório de Música de Aveiro em 1990, concluindo o curso complementar de piano em 1998, ano em que entrou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde se viria a licenciar em Composição em 2002. Entre 1996 e 1999 passou pela Escola de Jazz do Porto, Oficina de Música de Aveiro e Hot Clube de Lisboa. Em 2003 foi-lhe atribuída uma bolsa pela Berklee College of Music onde frequentou dois semestres em 2005. Em 2006 iniciou a sua Tese de Doutoramento “Os Futuros do Jazz – Um Laboratório de Criação”.
Participou em diversos eventos como o Festival de Jazz “InJuve” de Ibiza, Festival Jazz na Relva de Paredes de Coura, Festival de Jazz do Valado dos Frades, Festival Internacional de Música de Aveiro, Programa “XPTO”, entre outros.


Temptrack

Sem comentários: